Calculadora Cetogênica: aula completa [aprenda a modular sua Dieta Cetogênica]



Bem-vindos à aula completa sobre a utilização da Calculadora Cetogênica juntamente com as tabelas nutricionais. Neste vídeo, darei incontáveis dicas da Dieta Cetogênica para que você aprenda a modular os macronutrientes e evitar os sintomas iniciais da adaptação.

Acesse a Calculadora Cetogênica e as tabelas alimentares, que estão na capa do site Revolução Keto:

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No vídeo, menciono alguns dados que quero que você tenha por escrito para facilitar sua vida. Assim que você baixar as tabelas de alimentos cetogênicos gratuitas, você lerá estes conteúdos algumas vezes. Ao observar os macros, verá que há padrões nos grupos de alimentos.

Por exemplo: carnes vermelhas têm mais gorduras. Laticínios têm carboidratos irrelevantes, mas possuem mais calorias e proteínas do que você imaginava. Folhas possuem baixíssimos carboidratos etc.

Faça uma regra geral: coloque como limite 15g de carboidratos diários se você já vem de uma dieta Low Carb. Isso porque 20g possivelmente ainda te manterão em cetose e, desta forma, você ganha uma janela de 5g de carboidratos líquidos para jogar diariamente. Com esta boa janela, você não precisa estar sempre contando cada mínimo grama.

Médias de carboidratos:
01 xícara de folhas cruas equivale a ½ xícara de folhas cozidas. Isso porque folhas cozidas reduzem de tamanho pela metade após o preparo.

01 xícara de folhas cruas tem, em média, 1,5g de carboidratos líquidos.
01 xícara de folha cozida, portanto, tem 3g de carboidratos líquidos.
01 xícara de legumes tem, em média, 5g de carboidratos líquidos.

Observe quais legumes e folhas você mais consome, é claro, e crie sua própria lógica para evitar contagens excessivas na Cetogênica chamada Atkins Modificada, uma versão da Cetogênica criada justamente para ser mais liberal.

Ou seja, um dia ideal na Cetogênica teria 2 xícaras de legumes, 2 xícaras de folhas cozidas (ou 4 xíc. cruas) e 01 abacate pequeno. Isso fecharia de 15g a 20g de carboidratos.

Fique atento, também, à quantidade de proteínas indicada pela calculadora e escolha suas fontes de proteínas com sabedoria. Você verá que consome mais ou menos as mesmas proteínas todos os dias. Lembre-se que grandes cargas de exercício exigem aumento de consumo proteico. Seja fiel aos seus dados na calculadora.

Gorduras podem vir tanto das utilizadas no preparo dos alimentos quanto na suplementação (MCTs e óleo de coco). Ainda, elas estão contidas em grandes quantidades nas proteínas.

QUEM SOU EU

Olá, eu me chamo Juliana Szabluk e sou criadora do site Revolução Keto, o maior projeto sobre Dieta Cetogênica no Brasil. Sou Psicoterapeuta e Consultora Nutricional certificada e especializada em Dieta Cetogênica pela Fundação Tim Noakes / Nutrition Network. Também, tenho especialização em aplicação médica da Dieta por uma das maiores fundações de Cetogênica Terapêutica no mundo, a Matthews Friends. Sou graduanda em Terapias Integrativas e Complementares, onde aprendemos como incontáveis terapias físicas e mentais atuam sobre a fisiologia humana. São as PICS, hoje tão utilizadas no SUS.

Meu trabalho interliga psicologia, nutrição e outras técnicas, somando uma experiência prática com centenas de acompanhamentos individuais voltados a transtornos alimentares, psiquiátricos e neurológicos.

Saiba mais sobre mim e sobre os atendimentos no site:

Site: www.revolucaoketo.com
Instagram: @julianaszabluk
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35 Comments

  1. Quero uma ajuda sempre que começo a cetogênica escorrego não consigo acabo comendo um pouco de carboidrato bem pouco o que acontece com meu organismo se caso ingeri gorduras etc da cetogênica

  2. Vc e maravilhosa, e me ajudou muito com seus vídeos, já perdi 10 com seus vídeos, uma dúvida, eu corro e caminho, sempre perco cerca de 500 calorias por dias, eu elevo minhas calorias em quanto?

  3. Excelente conteúdo.. fiquei um pouco confusa porque no rótulo das sementes de girassol que tenho aqui diz que 1 col sopa é 2g de carboidratos.. Já na tabela que baixei diz que 3 col sopa é 2,6g de carboidratos. Não entendi muito, porque deu essa diferença?

  4. Boa tarde Juliana, o que eu faço se eu não conseguir consumir mais de 1.000 calorias?
    Eu faço exercícios, como certinho, porém muitas vezes não sinto fome que ultrapasse essas calorias….

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