Por que minha glicose no sangue aumenta durante um jejum? A reversão do diabetes impedirá a produção de placas arteriais no futuro? E a dieta cetogênica e o jejum intermitente podem ajudar a corrigir a doença da tireóide (Hashimoto)?
É hora das perguntas e respostas desta semana sobre jejum intermitente e alimentação com baixo teor de carboidratos com o Dr. Jason Fung:
Aumento da glicemia em jejum
Por que meu nível de açúcar no sangue aumenta de 86 para 112 mg/dL (4,8 para 6,2 mmol/L) quando jejuo por 20 horas? É normal? Eu sigo uma dieta pobre em carboidratos e rica em gorduras.
Obrigado Dr,
Álvaro
Resposta: É um processo normal. Quando você jejua, os níveis de insulina começam a cair e isso desencadeia um aumento nos hormônios contrarreguladores, incluindo norepinefrina e hormônio do crescimento. Isso é normal e seu objetivo é remover parte do açúcar armazenado no fígado para o sangue. Se o seu fígado estiver cheio de açúcar, ele pode liberar muito açúcar no sangue, fazendo com que o açúcar no sangue suba.
Então, sim, o açúcar no sangue pode subir durante o jejum. No entanto, a questão mais importante a considerar é de onde veio esse açúcar. Se você não comer, o aumento do açúcar no sangue só pode vir do seu próprio corpo. Você está simplesmente movendo o açúcar do fígado para o sangue. Isso significa que há excesso armazenado em seu corpo e o açúcar precisa ser eliminado, seja na dieta baixa em carboidratos e rica em gordura ou no jejum intermitente.
Dr. Jason Fung.
placa arterial
Reverter o diabetes e, portanto, a inflamação deve interromper a produção de placas arteriais, certo? A reversão do diabetes faz com que a placa recue das artérias já afetadas? Existem estudos sobre isso?
Kathleen.
Resposta: O diabetes é um fator de risco muito forte para doenças cardíacas e placas arteriais. A correção do diabetes deve teoricamente reduzir o risco de doença da placa, mas não há estudos que mostrem isso de forma conclusiva. Isso provavelmente ocorre porque a maioria das pessoas considera o diabetes tipo 2 uma doença crônica e progressiva, como o envelhecimento. Então sim, acho que vai diminuir o risco de doenças cardíacas, mas não, não há estudos que comprovem isso.
Dr. Jason Fung.
Hashimoto, jejum e ceto
Eu acho que há uma maneira de reverter Hashimoto! Sinto-me muito melhor com a dieta cetogênica e jejum intermitente do que com qualquer tratamento nos últimos três anos. Você já teve pacientes que corrigiram Hashimoto com este programa?
Muito obrigado por todo o seu trabalho para todos nós,
Marta.
Resposta: Eu não vejo Hashimoto com muita frequência, então não tenho muita experiência. Jejum e dietas com baixo teor de carboidratos normalmente reduzem a insulina, por isso são eficazes para doenças de excesso de insulina, como obesidade, diabetes tipo 2 e SOP. No entanto, também pode ter um efeito menor na inflamação, então certamente também pode ser benéfico para Hashimoto, mas não há estudos para provar isso e tenho apenas experiência clínica limitada com Hashimoto.
Dr. Jason Fung.