Melhores exercícios para afinar a cintura

Os exercícios para afinar a cintura são de interesse de muitos.

Técnicas combinadas

Transverso abdominal é o músculo profundo do nosso abdômen e envolve toda a nossa cintura.

Com a combinação de duas técnicas, ativação de transverso (RAP) e hipopressivos, é possível reduzir medidas de cintura, melhorar a estética do abdômen e linha de cintura, além de muitos benefícios para saúde.

Exercícios para afinar a cintura – como atuam

Os hipopressivos ativam e fortalecem o transverso através do vácuo abdominal (sucção) e da diminuição de pressão na região.

Já a ativação de transverso, a respiração de ativação profunda, fortalece toda a região e evita aumento da pressão interna para a frente do abdômen.

Dieta + exercícios para afinar a cintura

Como qualquer treinamento, requer constância e regularidade.
Há uma grande variedade de posições e posturas, o praticante deve ir avançando de acordo com o seu nível de aptidão.

Vale lembrar que diminuir o percentual de gordura, através de déficit calórico, juntamente com esse trabalho de fortalecimento abdominal, é de extrema importância para um resultado positivo.

Observações importantes

Para as mamães

Durante a gestação ocorre a diástase, que é o afastamento do músculo reto e do tecido conjuntivo (linha Alba).
Esse afastamento é normal e necessário durante a gravidez para o crescimento do bebê. Paralelamente, o enfraquecimento do transverso também ocorre pelo aumento da pressão interna e estiramento dos músculos.
A diástase tende a retornar no pós-parto e em alguns casos ela pode continuar!
O enfraquecimento dessa estrutura e a diástase é a principal causa de dilatação abdominal, flacidez e dor nas costas pós-parto e pode causar possíveis lesões no treino, hérnias umbilicais, alterações posturais, constipação, dor na relação, dentre outros.
Independente, se ainda há diástase ou não, é necessário fortalecer as estruturas enfraquecidas.
Tratamento da diástase é feito também com essa combinação de exercícios.
Deve-se respeitar o prazo fisiológico pós-parto normal ou cesária para iniciar os exercícios e também a liberação médica.
Os abdominais tradicionais não são indicados para as mulheres no pós-parto, pois tendem a aumentar a pressão na região abdominal, piorando assim a diástase.

Para praticantes de musculação

Durante a musculação, nos exercícios com carga, também há o aumento da pressão intra-abdominal na cavidade abdominal.
A médio e longo prazo, se o praticante não fizer a correta ativação dos músculos profundos do abdômen durante a execução dos exercícios (que também são estabilizadores), respiração incorreta ou possuir fraqueza nesses músculos, poderá ocorrer a dilatação abdominal, podendo assim perder a linha de cintura, causar as hérnias umbilicais, lesões e dores, principalmente na coluna lombar.
Portanto, essa combinação de exercícios é indicada.

Para atletas

Tem se observado nos últimos anos uma valorização da linha de cintura e do vácuo abdominal durante as competições de bodybuilding.
A prática dessa combinação de exercícios irá promover melhoria da estética da linha de cintura, redução de medidas, facilitar o vácuo durante a apresentação, melhorar o padrão respiratório, melhorar a postura, reduzir a dilatação abdominal em decorrência das altas cargas durante os treinamentos e evitar as hérnias umbilicais que são comuns pelos motivos citados acima.

Bacharel em educação física – UDESC – 2008 

Ciências do desporto – UTL – Universidade técnica de Lisboa – Portugal – 2007

Cursando 7ª fase de nutrição – UNIAVAN

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X